Como entender a ansiedade?

Há duas formas de entender a ansiedade de duas formas. Primeiro, como algo saudável, que proporciona a pessoa a fazer algo perante uma situação, seja ela simples ou complexa e faz o sujeito realizar uma tarefa e sem qualquer prejuízo. A outra forma é aquela ansiedade que traz seus prejuízos, “travando” a vida em algumas áreas como por exemplo nos estudos, trabalho e relacionamentos.

Quando ela paralisa ao ponto de não saber o que fazer, primeiro é hora de tentar se acalmar. Muitas vezes não está ao seu alcance de resolver determinado problema, muito menos no seu controle. Quando a ansiedade afeta de forma que as pessoas não conseguem lidar sozinhas, isso sinaliza que está na hora de procurar ajuda de um profissional, de um psicólogo.

Esse profissional proporciona um ambiente de escuta sem julgamento, seguro e sigiloso. Sem julgamento porque não é um profissional que vai falar se está certo ou errado, fará o outro refletir. Sigilo porque ele não vai sair falando dos seus problemas por aí. Pensando nisso, como anda sua ansiedade? Será que você está precisando de um espaço profissional pra cuidar dela?

Rebeca Kury Reis dos Santos - Psicóloga e Psicopedagoga